Sol Nascente - Mineração
Quarta empresa do grupo a ser criada no ano de 2005 e com a habilidade em administração e o espírito empreendedor da Tor Participações, aliados à experiência e o conhecimento do produtor na exploração das minas, deram origem a uma empresa com muito dinamismo, no apoio técnico e organizacional da lavra.
A obtenção do estanho é feita através da redução do minério cassiterita, produzido nas lavras através de um sistema ecologicamente correto de extração que evita maiores impactos ao meio ambiente, sendo chamado de extração de aluvião.
O “aluvião” é um depósito natural de sedimentos que ocorre através da movimentação das águas dos rios e que criam em suas margens, grandes concentrações de minérios e outros elementos, e que formam paredes em torno de suas encostas, montanhas, e até mesmo grandes vales durante a seca, quando os rios perdem a força construindo enormes minas e remansos que são desmontados com o tempo pela ação da erosão ou com a retomada da cheia.
Diferentemente de outros processos de extração, a extração no aluvião se dá pelo processo de lavagem das margens dos rios para retirada e refino da Cassiterita, e posterior retorno de todos os outros elementos à natureza não causando qualquer dano ao meio ambiente nem a suas rotinas naturais.
Do início ao fim, o processo produtivo não polui, é integralmente natural, sem adição de qualquer componente químico e explosivos, além de não gerar nenhum tipo de resíduo agressivo ao homem e/ou à natureza.
É uma sistemática de extração relativamente simples e ao mesmo tempo cheia de complexidade, onde são necessárias enormes movimentações de terras e muitos processos de “purificação” para a obtenção do minério de cassiterita.